terça-feira, 23 de novembro de 2010

Por que as pipocas estouram?


A "explosão" de um grão de pipoca quando aquecido é o resultado da combinação de 3 características:
1. O interior do grão (endosperma) contém, além do amido, cerca de 14% de água.
2. O endosperma é um excelente condutor de calor.
3. O exterior do grão (pericarpo) apresenta grande resistência mecânica e raramente possui falhas (rachaduras).
Quando aquecido intensamente, a água no endosperma sofre vaporização, criando uma grande pressão dentro do grão. O pericarpo atua como uma panela de pressão, evitando a saída do vapor de água até que uma certa pressão limite seja atingida. Neste ponto, ocorrem duas coisas: o grão explode, com som característico (pop!) e o amido do endosperma incha abruptamente, criando aquela textura macia.
Hummm... bateu uma vontade de comer pipoca!!!
Durante o aquecimento do milho para pipoca o pericarpo(casca) atua como uma panela de pressão, fechando dentro de si o conteúdo da semente. O conteúdo aquecido aumenta a pressão até que o milho se rompe e estoura, a semente se vira de dentro para fora e produz aquela maravilha branca e crocante.
Nas pipocas que estouram melhor, o pericarpo é composto por um arranjo cristalino mais bem ordenado e resistente do que nas outras variedades. Essa estrutura mais firme tende a aumentar a retenção do conteúdo da semente, fazendo com que esta tenha uma ruptura maior. O estudo será publicado na versão impressa da edição de julho da BioMacromolecules, jornal da Sociedade Americana de Química.
Agora sejamos francos, você já pensou que simples fato de preparar uma vasilha de pipoca implicasse em tantas transformações químicas, tanta ciência?

RECEITA DE PIPOCA COMUM NO FORNO DE MICROONDAS

Ingredientes:
1 xícara de milho para pipoca
1 colher (sopa) de água

Preparo:
Coloque a xícara com o milho de pipoca comum em um recipiente que vá ao microondas, acrescente 1 colher de sopa de água e misture . Coloque no microondas com a tampa, por mais ou menos 5 minutos potência alta(100%).
Obs. Vc pode colocar 3 colheres da receita num saco de papel, lacrar com fita crepe e levar ao forno de micro-ondas, leva de 2 a 4 min. Depende da potência do forno.

ou

1 xícara (chá) de milho para pipoca
1 colher rasa (sopa) de margarina
Encha1 xícara de milho de pipoca comum em um recipiente que vá ao microondas, acrescente 1 colher de sopa de margarina e mexa. Coloque no microondas com a tampa, por mais ou menos 5 minutos na potência alta(100%). Depende da potência do forno.