terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Formação: Cozinhado Com Ciência


Como desenvolver práticas pedagógicas inovadoras no ambiente escolar? Essa foi a proposta do “Cozinhando com Ciência II” oferecido pelos Formadores da Área de Ciência da Natureza e Matemática do CEFAPRO de Sinop, com o objetivo de desenvolver atividades inovadoras no ensino de Ciências e Matemática através de metodologias diferenciadas focando a práxis pedagógica de maneira interdisciplinar para uma aprendizagem significativa na vida do educando. A formação foi desenvolvida no mês de novembro e contou com a participação de 50 profissionais da educação de 12 escolas estaduais do município. Os temas desenvolvidos nesta 2ª edição foram: desidratação, hidratação e cocção todos envolvendo a cozinha como laboratório, espaço formativo através de práticas experimentais. Esta formação foi pensada a partir de diagnóstico realizado junto aos profissionais das escolas, iniciou-se em 2010 com participação de 30 profissionais da Educação Básica – professores da área de ciências da natureza e matemática e profissionais da unidade escolar que trabalham na área da nutrição escolar no município de Sinop. Em 2011 foi realizado no município de Itanhangá o “Cozinhando com Ciências I” onde os temas desenvolvidos foram: “Os segredos do Pão”, “Utensílios utilizados na cozinha” e “Água para beber, água para lavar”.
Esta formação foi organizada em cinco (05) encontros presenciais e atividades a distância, totalizando 40 horas de formação. Foram desenvolvidas atividades práticas, buscando discutir os fundamentos científicos e registrando reflexões e aprendizagens construídas. As atividades deste projeto de formação podem ser acompanhadas através do Blog: cozinhandocomciencias.blogspot.com.
As práticas interdisciplinares estão propostas nas orientações curriculares do  estado de Mato Grosso como forma de desfragmentar o ensino de Ciências. “A área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é muito fecunda, pois possibilita a realização de ações em nível disciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar e, ao mesmo tempo, proporciona níveis de conscientização e clareza quando da análise desses contextos vividos.” OCs (2010 p. 55).
Com este propósito, surge a necessidade de introduzirmos em nossas práticas pedagógicas momentos que relacionam, através de atividades, os diferentes saberes que os alunos possuem em sua trajetória de vida com aqueles que se desenvolve no espaço escolar. As atividades sugeridas foram pensadas para que os professores desenvolvessem com seus alunos em sala de aula, adequando assim a formação com seu contexto e para que os profissionais do apoio administrativo educacional/ nutrição escolar façam a conexão entre a sua atividade cotidiana no preparo dos alimentos e o conhecimento científico socializado em sala de aula. Desta forma potencializamos a aproximação dos conhecimentos considerados de senso comum com as explicações científicas, valorizando o saber fazer da comunidade escolar e as relações interpessoais entre profissionais que trabalham no mesmo espaço, mas que assumem funções diferentes no ato de educar o cidadão, permitindo outras leituras críticas do mundo no qual estão inseridos, propiciando metodologias pedagógicas inovadoras no sentido de contribuir para a reflexão e (re) construção do conhecimento por profissionais e alunos do contexto escolar.

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