quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Atividade á distância: Cozinhando II - Sinop


COZINHANDO COM CIÊNCIA II
ATIVIDADE A DISTÂNCIA – NÚMERO 1
CARGA HORÁRIA: 5 horas
DATA DE ENTREGA: primeiro dia do curso
CURSISTA:________________________________________________
                        
PERCEBENDO A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NOS AALIMENTOS

A água está presente em quase todas as atividades do ser humano. É na cozinha, porém, que percebemos a sua maior utilização, tanto no processo de higienização, preparação e conservação dos alimentos.
Na higienização a presença da água tem a função de eliminar algumas das impurezas encontradas nos alimentos como resíduos provenientes da manipulação, armazenamento e transporte.
No processo de preparação a água é a maior responsável pela transformação da palatibilidade do alimento, tornando-o mais saboroso. Durante a cocção dos alimentos percebemos que a água influencia no processo de cozimento através da desidratação ou reidratação. Por exemplo, os grãos que são reidratados durante o cozimento e, a carne é desidratada ao ser assada ou grelhada.
Já na conservação é perceptível a perda de água dos alimentos ou a diminuição da atividade de água (que é a água encontrada livre nos alimentos) de forma a reduzir a ação de microorganismos patogênicos ao ser humano.
No processo de construção do conhecimento a humanidade foi desenvolvendo técnicas para aumentar a durabilidade e armazenagem do alimento, bem como o de preparação de forma a manter suas propriedades organolépticas (cor e flavor), melhorar a consistência e manter a maciez. Para iniciarmos a problemática proposta nesse curso, elencamos as seguintes interrogativas com base nas afirmações acima descritas:
a)Qual o método de conservação mais utilizado na sua casa?
b)O que acontece com a água presente no alimento com esse processo?
c)Descreva um método de conservação que não utiliza alguma forma de energia elétrica.
d)Qual a diferença entre assar e cozinhar a carne? O que acontece com a água da carne nesses processos
e)Descreva qual o significado de desidratar um alimento?
f)Você concorda que todos os alimentos (in natura), independente da sua origem, possuem água?

Nenhum comentário:

Postar um comentário